Na última sexta-feira, dia 18 de outubro, o governo federal deu início aos pagamentos do Auxílio-gás nacional, um dos programas de transferência de renda mais significativos do Brasil. Este programa, que visa auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade, atende a mais de 5,7 milhões de pessoas, conforme as projeções do Ministério do Desenvolvimento Social.
Entretanto, é importante destacar que nem todos os beneficiários conseguiram acessar o auxílio até o momento. De acordo com dados oficiais, apenas uma pequena fração dos usuários tem conseguido movimentar o benefício através do aplicativo Caixa Tem. Para a maioria, os pagamentos ainda não foram realizados.
Por que meu Auxílio-gás ainda não foi pago?
Existem diversas razões que podem explicar a ausência do pagamento do Auxílio-gás nacional. A principal delas é o escalonamento do calendário de repasses.
Assim como ocorre com o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional realiza os repasses de forma escalonada. Isso significa que os beneficiários devem observar o final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderão efetivamente receber o auxílio.
Por exemplo, aqueles que possuem NIS com finais 1 e 2 já têm o saldo disponível em suas contas. No entanto, para os beneficiários com NIS que terminam em 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0, a situação é diferente. Esses grupos precisarão aguardar mais alguns dias para que o pagamento seja creditado em suas contas.
Abaixo, apresentamos o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para o mês de outubro:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na sexta-feira (18);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na segunda-feira (21);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na terça-feira (22);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quarta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na quinta-feira (24);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na sexta-feira (25);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na segunda-feira (28);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na terça-feira (29);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quarta-feira (30);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na quinta-feira (31).
Outros casos
É possível que alguns beneficiários não tenham recebido o Auxílio-gás nacional mesmo após a data prevista para o seu grupo. Nesses casos, recomenda-se que o cidadão acesse sua conta no aplicativo oficial do Bolsa Família.
Por meio deste aplicativo gratuito, os usuários podem verificar todos os valores programados para os seus pagamentos no mês de outubro. É importante ressaltar que essas informações foram recentemente atualizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
Se houver algum problema relacionado à conta do beneficiário, existe a possibilidade de que o governo federal tenha suspendido o Auxílio-gás nacional. Nesse caso, o próprio aplicativo indicará as etapas que o cidadão deve seguir para retomar o recebimento regular do benefício.