O governo federal inicia oficialmente nesta semana os pagamentos do Auxílio-gás nacional, um dos programas sociais mais significativos do Brasil. De acordo com as projeções mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social, o programa deve beneficiar pouco mais de 5 milhões de pessoas em todo o país.
Assim como nos meses anteriores, os cidadãos deverão consultar o final do seu Número de Identificação Social (NIS) para determinar a data em que poderão receber o saldo em suas contas. Por exemplo, aqueles que possuem NIS com final 0 ainda precisarão aguardar um pouco mais para ter acesso ao dinheiro.
O calendário do Auxílio-gás
A seguir, apresentamos o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para o mês de outubro, conforme divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na sexta-feira (18);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na segunda-feira (21);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na terça-feira (22);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quarta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na quinta-feira (24);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na sexta-feira (25);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na segunda-feira (28);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na terça-feira (29);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quarta-feira (30);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na quinta-feira (31).
Antecipações do Auxílio-gás nacional
É importante destacar que alguns grupos de beneficiários não precisarão seguir o calendário mencionado anteriormente. O governo federal frequentemente antecipa os pagamentos do benefício para determinadas pessoas que fazem parte do programa social.
Um exemplo disso são os cidadãos que residem no Rio Grande do Sul, estado que recentemente enfrentou o maior desastre ambiental de sua história. As fortes chuvas resultaram em uma devastação que deixou quase 200 mortos e milhares de desabrigados e desalojados.
Diante dessa situação crítica, o governo federal decidiu emitir um decreto que permite que todos os usuários do Auxílio-gás nacional no Rio Grande do Sul possam antecipar os pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio-gás para a primeira data de liberação. Assim, o dinheiro será depositado já na próxima sexta-feira (18).
A mesma regra de antecipação se aplica a todos os usuários que residem em cidades que estão oficialmente reconhecidas como em situação de emergência ou calamidade pública pelo governo federal. Em todos esses casos, o pagamento será realizado na sexta-feira (18), independentemente do final do NIS.
Antecipação extra
Além disso, aqueles que recebem o Auxílio-gás nacional nas segundas-feiras também têm a possibilidade de antecipar o recebimento do benefício para o sábado imediatamente anterior.
Por exemplo, os beneficiários com NIS final 2, que teriam o saldo depositado oficialmente apenas na segunda-feira (21), poderão acessar o dinheiro no Caixa Tem já a partir do sábado (19).