Na última segunda-feira, dia 30 de setembro, o governo federal finalizou os pagamentos referentes ao mês de setembro do programa Bolsa Família. Este importante benefício social alcançou mais de 20,7 milhões de brasileiros em todas as regiões do país, proporcionando um suporte financeiro essencial para muitas famílias em situação de vulnerabilidade.
Entretanto, ao contrário das expectativas de muitos cidadãos, os repasses do Auxílio-gás nacional não foram realizados neste mês. Este programa, que tem como objetivo auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferece pagamentos em dinheiro para ajudar na compra do botijão de gás de 13 quilos, um item que tem apresentado preços elevados nos últimos anos.
Auxílio-gás de outubro
Os pagamentos do Auxílio-gás nacional são realizados a cada dois meses, o que significa que, após o último repasse em agosto, os beneficiários devem aguardar até outubro para receber a próxima quantia. O governo federal já divulgou o calendário completo de pagamentos para o mês de outubro, permitindo que os cidadãos se organizem para receber o benefício.
Abaixo, apresentamos o calendário detalhado de pagamentos do Auxílio-gás nacional para o próximo mês de outubro:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na sexta-feira, dia 18;
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na segunda-feira, dia 21;
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na terça-feira, dia 22;
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quarta-feira, dia 23;
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na quinta-feira, dia 24;
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na sexta-feira, dia 25;
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na segunda-feira, dia 28;
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na terça-feira, dia 29;
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quarta-feira, dia 30;
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na quinta-feira, dia 31.
Valores do benefício
O valor do Auxílio-gás nacional, assim como nos meses anteriores, será equivalente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos, calculado com base nos últimos seis meses. A definição desse valor é responsabilidade da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Para o mês de outubro, ainda não há confirmação do valor exato que será distribuído aos beneficiários do programa social. No entanto, informações extraoficiais indicam que o montante deverá girar em torno de R$ 100, seguindo a tendência dos meses anteriores.
Os pagamentos do Auxílio-gás nacional são realizados simultaneamente aos repasses do Bolsa Família, na mesma data e na mesma conta onde os beneficiários já estão habituados a receber seus benefícios regulares. A movimentação dos valores pode ser feita de forma prática e rápida através do aplicativo Caixa Tem, facilitando o acesso aos recursos por parte dos cidadãos.